OJC firma parceria com rádio Mundo Livre em defesa da maior unidade de conservação do Sul do Brasil

Pílulas informativas sobre proposta que prevê a redução da APA da Escarpa Devoniana já estão sendo veiculadas na rádio, assim como entrevistas sobre o tema

segunda-feira, 15 de janeiro 2018

Deixe um comentário
Download PDF

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) firmou uma parceria com a rádio Mundo Livre FM (93,9) em defesa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, a maior unidade de conservação do Sul Brasil.

Dia 11 de janeiro, a rádio começou a veicular, durante a programação, pílulas informativas que esclarecem os abusos do projeto de lei 527/2016, que prevê a redução de 70% da APA e tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR).

As pílulas são narradas pelo ator global Luis Melo, que atua na novela das nove “O Outro Lado do Paraíso” e pela artista Verônica Rodrigues, que encerra o clipe da música “Pare. Preste Atenção”, criada voluntariamente por “artivistas” que se sensibilizaram com a causa e fizeram a canção, que já virou hino em defesa da área e da conservação da biodiversidade.

Em duas semanas desde o lançamento, o clipe ultrapassou a marca de milhão de visualizações. Luis Melo também participou do clipe e narrou o filme “Os Últimos Campos Gerais”, que esclarece as incoerências e ilegalidades do projeto de lei.

Entrevistas sobre o assunto também já começaram a ir ao ar na Mudo Livre. A primeira, com o vice-presidente do OJC, Aristides Athayde e a cantora e compositora Raissa Fayet, uma das responsáveis pela criação da música, já foi ao ar – e transmitida em tempo real pelo Facebook da rádio – dia 18 de dezembro. Novos diálogos acontecerão nos primeiros meses desde ano.

A proposta que prevê a mutilação da APA pode ser vetada pelos deputados da Assembleia Legislativa neste início de 2018, mas desde o ano passado, eles vêm vendo suas caixas de e-mails lotarem com mensagens da sociedade pedindo que o projeto seja rejeitado. Até o momento, quase 150 mil e-mails já foram enviados aos parlamentares por meio do site www.osultimoscamposgerais.com.br.

Para Giem Guimarães, diretor-executivo do OJC, com a ação, a rádio Mundo Livre presta um serviço belíssimo a todos os cidadãos. “O ataque ao nosso patrimônio natural é um ato covarde, porque a natureza não tem voz para se defender. Já passou da hora de, fazendo um paralelo com a música, ‘pararmos e prestarmos atenção’, no que está ao nosso redor e é comum a todos, como o ar, a água e a nossa história. A Mundo Livre prova com o apoio que é uma rádio conectada não apenas com seus ouvintes, mas também com a nossa natureza”.

Roberta Krüger Machado, responsável pelo marketing da rádio conta que a equipe foi tocada pelo clipe da música em defesa da APA. “Quando soubemos que era o Observatório de Justiça e Conservação o responsável por estimular o tratamento de questões ambientais tão importantes para o nosso Estado e país, tivemos certeza de que poderíamos ajudar a propagar mensagens tão importantes. Faz parte da ideologia da Mundo Livre a provocação e a não-omissão diante de assuntos contemporâneos tão relevantes; É uma honra fazer parte dessa história e temos certeza de que seremos vencedores, pois a causa é nobre”, diz.

Acompanhe a programação da rádio para ouvir as pílulas, as entrevistas e ficar bem informado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *