Conexão Planeta e Observatório de Justiça e Conservação lançam 2º Concurso de Fotografia de Animais

Download PDF
Foto de Felipe Tubarão, vencedor da primeira edição do Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

 

O portal de notícias Conexão Planeta, em parceria com o Observatório de Justiça e Conservação (OJC) vai promover a 2ª edição do Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais. Com uma das mais ricas biodiversidades do planeta, o Brasil é o lugar perfeito para os apaixonados por natureza e fotografia mostrarem seus talentos.

A primeira edição do concurso, realizada em 2017, foi sucesso absoluto. O Conexão Planeta recebeu centenas de imagens – flagrantes únicos da vida selvagem brasileira – registrados por fotógrafos amadores e gente apaixonada por animais e fotografia. O biólogo carioca Felipe Tubarão foi o grande vencedor, com a foto incrível de uma borboleta que pousou rapidamente sobre uma jiboia. Confira a imagem vencedora:

Foto de Felipe Tubarão.

 

Ao organizar a segunda edição, além de promover a proteção e conservação da fauna nativa brasileira, a expectativa é de que novos talentos da fotografia de animais no país sejam descobertos e valorizados, agora, em parceria com o OJC. A instituição vai premiar o vencedor com um smartphone de última geração.

 

Para Giem Guimarães, diretor-executivo do OJC, é um orgulho para o Observatório participar da segunda edição do concurso, agora como apoiador e parceiro. “Precisamos conhecer melhor e valorizar a biodiversidade brasileira. O concurso presta este papel, ao aliar educação, arte e biodiversidade”, pontua.

Então, se você acha que também pode fazer um registro como o de Felipe Tubarão, esta é sua chance! Podem participar do 2o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais fotógrafos amadores, maiores de 18 anos, residentes no Brasil e  que curtam as páginas do Conexão Planeta e do Observatório de Justiça e Conservação no Facebook .

Só serão aceitas imagens de animais selvagens, em seu habitat natural, feitas no Brasil (não valem animais domésticos, como cães e gatos, ou fotografias feitas em zoológicos).

As imagens devem ser enviadas para a página do Facebook do Conexão Planeta, via mensagem, sendo este o meio exclusivo para a inscrição. Elas devem ser enviadas em formato digital (jpg), com nome do autor, local e data, onde foram feitas, cidade de residência do autor, telefone e e-mail de contato. Deverá constar, ainda, um breve resumo de como a imagem foi captada. O tamanho mínimo da imagem deve ser de 1000 x 1000 px. Cada participante só pode concorrer com uma fotografia.

As fotos podem ser enviadas até 15 de novembro e um júri composto por alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do Brasil vai escolher as melhores imagens: Zig Koch, Marcos Amend, Daniel De Granville, João Marcos Rosa, Leonardo Merçon, Renato Soares e Adriano Gambarini.

Cinco fotos finalistas serão classificadas e o vencedor vai ganhar como prêmio um celular de útima geração, modelo smartphone Quantum Muv Up, dual chip Android, tela 5.5”, Octa Core, 32 GB, 4G, com câmera 13 MP.

O resultado do 2º Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais será divulgado em dezembro! Então, não perca tempo, participe e boa sorte!

 

Confira o regulamento: 

2o Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais

  • Finalidade do concurso

O 2º Concurso Conexão Planeta de Fotografia de Animais, aberto a todos os residentes do Brasil, tem a finalidade de valorizar novos talentos da fotografia de animais no país, promovendo, com isso, a proteção e conservação da nossa fauna nativa. Só serão aceitas imagens produzidas no Brasil.

  • Participantes

O concurso é aberto a fotógrafos amadores, maiores de 18 anos, residentes no Brasil e que curtam as páginas dos sites Conexão Planeta e do Observatório de Justiça e Conservação no Facebook e Instagram. Não poderão participar do concurso colaboradores do Conexão Planeta ou pessoas relacionadas a/ou colaboradores do Observatório de Justiça e Conservação.

  • Inscrições e divulgação

Inscrições abertas: de 1o de outubro a 15 de novembro de 2018.

O resultado do concurso será divulgado no site Conexão Planeta, nas redes sociais do portal, em dezembro de 2018.

 

  • Regulamento
  1. Só serão aceitas fotografias de animais selvagens (não domésticos) feitas em território brasileiro;
  2. Não serão aceitas fotografias já contempladas em outros concursos nacionais ou internacionais;
  3. As fotografias devem ser enviadas on-line para a página do Facebook do site Conexão Planeta, via mensagem, exclusivo meio de participação;
  4. As fotografias devem ser enviadas em formato digital (jpg), com nome do autor da imagem, local e data onde ela foi feita, cidade de residência, telefone e e-mail de contato, e com um breve resumo de como a imagem foi captada. O tamanho mínimo da imagem deve ser de 1000 x 1000 px;
  5. Os dados acima devem ser preenchidos corretamente. O site Conexão Planeta  não se responsabiliza pela veracidade das informações, dados incorretos enviados pelo participante, por problemas na transmissão de dados eletrônicos ou no acesso à página do Conexão Planeta no Facebook;
  6. Serão desclassificadas fotografias com marca d’água, com nome do autor ou outra marca que o identifique;
  7. O concurso está aberto para fotografias obtidas por câmeras digitais ou de filme, desde que digitalizadas e enviadas por mensagem para a página do Conexão Planeta no Facebook;
  8. As fotografias não podem sofrer manipulações como: retirada ou adição de parte do assunto principal, relocação de assuntos e conteúdo, alteração de cor, uso de filtro, corte acima de 40% da imagem original ou que tenham sido distorcidas digitalmente;
  9. Cada participante só poderá concorrer com uma (1) fotografia;
  10. As inscrições são gratuitas.

 

  • Premiação

O autor da imagem vencedora ganhará como prêmio um celular de útima geração, modelo smartphone Quantum Muv Up, dual chip Android, tela 5.5”, Octa Core, 32 GB, 4G, com câmera 13 MP, doado pelo Observatório de Justiça e Conservação, que ficará responsável pelo envio do aparelho, via Sedex, em qualquer lugar do país, para o ganhador do 1º lugar.

 

  • Comissão julgadora

A comissão julgadora será composta por um grupo de fotógrafos colaboradores do site Conexão Planeta, que escrevem para o blog Por Trás das Câmeras, todos de reconhecimento no meio fotográfico e comprometidos com a conservação ambiental;

Os jurados farão a escolha das dez imagens finalistas e do grande vencedor;

A comissão julgadora é soberana nas suas decisões, e reconhecida sua independência na escolha dos resultados, sem interferência do Conexão Planeta, do Itamambuca Eco Resort ou dos apoiadores. A comissão pode consultar especialistas, se necessário, para identificação de espécies e ambientes.

As dez fotografias finalistas serão divulgadas na página do Facebook para que os fãs possam curtir suas favoritas, e a escolhida ganhará um voto popular dentre os votos dos jurados.

 

  • Direito autoral e assuntos relacionados
  1. O direito autoral e patrimonial das fotografias inscritas e premiadas pertencerão sempre apenas a seus autores;
  2. O site Conexão Planeta, como idealizador e promotor do concurso, reserva-se o direito de utilizar as fotografias, sem exclusividade e a título gratuito, em seus canais de mídia, visando única e exclusivamente a divulgação e a promoção dos fotógrafos participantes do evento, no ano do concurso e em concursos futuros, extensivo aos patrocinadores e/ou apoiadores, desde que não associada à comercialização de produto ou mera promoção da marca sem menção ao concurso;
  3. Ao entrar na competição, o fotógrafo:a) confirma que a fotografia é de sua autoria e que a obra é original;
    b) que é o único proprietário dos direitos de autor, não havendo exigência de direitos de terceiros; e
    c) encaminha, quando necessário, a anuência de pessoas retratadas nas imagens inscritas.
  4. É de responsabilidade do participante, no caso de publicação da imagem premiada, se pessoas ou objetos que aparecem na fotografia estão sujeitos a direitos de terceiros, ou se é necessária autorização pessoal ou oficial.
  5. O site Conexão Planeta se isenta de responsabilidade por danos morais ou materiais decorrentes do uso da imagem para divulgação da competição ou para exposição, sendo o autor o único responsável.

 

  • Serão desclassificados:

Todos os participantes e fotografias que deixarem de cumprir os termos deste regulamento na íntegra.

Não serão aceitas fotografias com apelo sexual, práticas ilícitas ou criminosas, bem como de atividades incompatíveis com a conservação da biodiversidade.

 

The post Conexão Planeta e Observatório de Justiça e Conservação lançam 2º Concurso de Fotografia de Animais appeared first on Observatório de Justiça e Conservação.