Terra Prometida

terça-feira, 10 de março 2020

A dica de hoje é sobre um filme de 2012, mas que promove reflexões atuais e importantes. . “Terra Prometida”, protagonizado por Matt Damon, conta a história de uma empresa especializada em extração de gás do solo, que envia um funcionário a uma cidade do interior dos Estados Unidos para convencer os moradores da região a não se oporem à chegada da companhia exploradora.

Como os proprietários das terras que a empresa quer explorar estão endividados, aceitam a proposta e a enxergam como a solução para os problemas financeiros. Ocorre que a companhia não está nada interessada em assegurar que suas práticas não condenem os recursos naturais do local, ou prejudique a saúde da população.

Diante das ameaças, um professor inicia um grande esforço para alertar os moradores sobre os perigos da contaminação da água e do solo causados pela extração de gás, mas enfrenta bastante resistência.

A surpresa maior do filme está em uma estratégia financiada pela empresa irresponsável e interessada apenas no lucro, que acaba revelada ao longo da trama. Ela envolve a busca pela desmoralização da figura do “ambientalista”. O filme nos faz enxergar relações diretas com as tentativas de abusos públicos e privados contra a natureza e a sociedade que ocorrem no Paraná e em diversas partes do Brasil e do mundo, que buscam o lucro a qualquer custo às custas da exploração do bem comum, passando por cima de direitos básicos das pessoas e das futuras gerações. Vale a pena assistir! 🎥 🍿