RAiz Weiwei

domingo, 28 de julho 2019

Nossa dica de hoje é sobre uma exposição de um artista mundialmente famoso, que pode ser vista até o dia 04 de agosto, no Museu Oscar Niemayer, em Curitiba (PR)! 😱😍 Ai Weiwei, artista chinês, ficou reconhecido globalmente por dois motivos: primeiro por ter produzido o projeto arquitetônico do Estádio Nacional de Pequim, maior símbolo das Olimpíadas de Pequim, que ocorreram em 2008. Ele foi feito no formato de um ninho de pássaros, lembra?
Segundo porque foi sequestrado pela polícia secreta chinesa por conta do tom, segundo a acusação, “politicamente questionador” que parte de sua obra adquiriu depois de Ai Weiwei ter ficado conhecido pela criação do estádio.
O artista já produziu obras em diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos e Brasil. A criação mais emblemática que o chinês já pensou em nosso país foi “Raiz”. Em uma viagem que fez por Trancoso, na Bahia,Ai Weiwei se deparou com um Pequi de 36 metros de altura. A árvore, de 1.200 anos, estava morta, mas ainda permanecia em pé, majestosa. Foi então que resolveu montar andaimes em torno dos troncos e moldá-la com o objetivo de gerar uma réplica perfeita! O artista afirma que considera a nossa biodiversidade uma das mais bonitas do mundo. 💚
Para a empreitada, ele precisou da ajuda de 25 chineses que trabalharam com outra equipe de brasileiros. O molde da árvore foi fundido em ferro na China e pesa 250 toneladas! 😳
O Pequi reconstruído está na China, mas uma amostra do trabalho de Ai Weiwei está exposta no Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. A mostra “Ai Weiwei – Raiz” começou dia 2 de maio e segue até o dia 4 de agosto de 2019. Que tal se programar para visitá-la neste fim de semana?