Produção da Natureza

segunda-feira, 20 de janeiro 2020

Hoje a nossa dica é o livro “Produção de natureza: parques, rewilding e desenvolvimento local, escrito pelo biólogo e conservacionista Ignácio Jiménez Pérez, grande especialista em preservação de patrimônios naturais e culturais no mundo. Agora ele está disponível em português! .

O livro é resultado de anos de dedicação do profissional em diferentes programas de conservação da natureza e de trabalhos que desenvolveu com a Conservation Land Trust, instituição que atua na preservação do patrimônio natural na Argentina e no Chile.

Ignácio é um dos maiores promotores da ideia de “produção de natureza”, que, cada vez mais, ganha adeptos e se apresenta como um caminho necessário para recuperar a integridade ecológica das áreas naturais no mundo, tornando-as ferramentas para estimular a economia e o desenvolvimento social em regiões que podem lucrar, e muito, com os chamados “serviços ecossistêmicos” e as vantagens do turismo.

A proposta de “produção de natureza” já vêm inspirando ações semelhantes no Brasil, como a ideia da Grande Reserva da Mata Atlântica, lançada em 2018 e amplamente propagada e defendida por diversas instituições conservacionistas, como a SPVS, nossa parceira. A proposta representa o primeiro case do Brasil que aplica a metodologia e busca conectar mais de um milhão de hectares do bioma entre os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui (bit.ly/ProduçãoDeNatureza), mas se você quiser investir em um belíssimo exemplar, como este, que já temos aqui, passe seu contato por inbox que te orientamos sobre como comprar!