No Reino de Araucarilândia

segunda-feira, 01 de julho 2019

A dica que queremos dar hoje tem relação com duas datas recentes: o Dia do Livro – lembrado em 23 de abril – e o Dia Nacional do Livro Infantil – comemorado no começo do mês – dia 18 de abril. “No Reino de Araucarilândia” é de autoria de um parceiro do OJC, que muito admiramos: o ambientalista, ativista e diretor corporativo do Hospital Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

O livro conta, de forma lúdica e passando por vários pontos de Curitiba (PR), curiosidades sobre a Araucária e as incontáveis espécies que habitam o ecossistema onde vive a árvore, símbolo do Paraná. O leitor é convidado a passear por um trajeto que sai do Hospital Pequeno Príncipe e vai a locais como a Praça Tiradentes, o Capão da Imbuia e o Parque Barigui. “No Reino de Araucarilândia” foi pensado para crianças, é de colorir e inspirado nas histórias que Zé Álvaro contava aos filhos e netos. Mas garantimos que pessoas de todas as idades são capazes de se encantar com a obra e garantir um exemplar.

Ele busca chamar a atenção do nosso afastamento em relação ao ambiente natural e tem uma pitada de magia garantida pelo “Menino Vespa” e pela menina “Fada das Araucárias”. Os personagens homenageiam a dois grandes e saudosos amigos do autor. Um deles, Roberto Ribas Lange, que dizia que todo ambientalista precisava ser como uma vespa. A vespa, mesmo sendo um bicho pequenininho, assusta as pessoas quando chega. Ele achava que o ambientalista deveria dar esse “susto” ao chegar. Já a Fada, com características de amor pela natureza, resiliência, força e persistência, remete à luta da jornalista e ativista ambiental Teresa Urban. ♥️ O livro pode ser comprado na lojinha do Hospital Pequeno Príncipe, custa R$ 20,00 e 100% da renda é revertida ao Hospital. 😍