Mae!

segunda-feira, 01 de julho 2019

Por termos consciência de tantos abusos que vêm sendo cometidos contra a natureza, mas também por acreditar que, com informação honesta e mobilização popular conseguimos transformar realidades, é que indicamos hoje o filme “Mother”, ou “Mãe”. A dica é da Claudia Guadagnin, jornalista do OJC: 👉 “Para mim, assistir ‘Mãe’ foi uma experiência muito forte, pela característica metafórica da obra e relação absoluta que a história estabelece com o modo que, como humanidade, utilizamos, exploramos e condenamos a natureza.

O filme, do diretor Darren Aronofsky (de Cisne Negro) – lançado em 2017 e protagonizado pelos veteranos Jennifer Lawrence e Javier Bardem – conta a história de um casal que vive tranquilo em uma espécie de oásis que construiu.

Uma residência isolada em que tudo funciona em harmonia. Criada e cuidada com zelo por JLaw – a personagem de Jennifer – a casa tem a rotina e tranquilidade alteradas quando Javier – chamado de “Ele” – decide acolher dois convidados. Começa, aí, uma sucessão de desastres que culminam em um desfecho caótico, duríssimo, mas também surpreendente.

Há quem tenha visto diversas metáforas em “Mãe”. Religiosas, bíblicas, sobre relacionamentos abusivos ou a maternidade, por exemplo. Para mim, a percepção foi de que JLaw representa a natureza e o mundo em que vivemos – violados, explorados e maltratados pela irracionalidade e ganância de muitos indivíduos – “Ele”, o conceito de “Deus” – ou de uma lógica suprema que acredita no potencial humano e, mesmo diante de abusos sequenciais contra a natureza, sempre nos dá novas chances para repensar nossas ações e recomeçar – e o casal – que simboliza a chegada da humanidade na Terra e posterior exploração irresponsável dos recursos naturais.

O final do longa é um convite à reflexão sobre para onde, mantendo práticas exploratórias tão egoístas, estamos caminhando.

Meu convite a quem assistir ao filme, é que o veja procurando entender as metáforas das mensagens. Que se abra para lembrar que não há riqueza maior do que o que a natureza nos oferece. “Mãe” está disponível no Telecine Play: (bit.ly/maetelecineplay). O trailler pode ser visto em bit.ly/traillermae. 🌳♥️